sexta-feira, 31 de maio de 2019

Quem é Hélio dos Anjos? - Análise sobre o novo treinador do Paysandu


O novo treinador do Paysandu, Hélio dos Anjos, tem experiência no futebol. Quem acompanha o Brasileirão há algum tempo lembra que o técnico tem uma certa história pelo Goiás (onde já foi e voltou várias vezes), mas mesmo assim alguns torcedores bicolores se perguntaram nesta tarde (31), quando o treinador foi anunciado: "Quem é Hélio dos Anjos?".

Não se preocupe, lendo esse texto saberás quem vai comandar o Paysandu e quais devem ser suas propostas.

Hélio dos Anjos tem 61 anos e uma vasta história no futebol. Começou a carreira como treinador em 1985, quando ficou um bom tempo no Joinville. Passou mais de uma vez por times como Juventude, Vitória, Sport, Fortaleza e algumas passagens únicas por Grêmio, Athlético Paranaense e até pelo Clube do Remo e pelo próprio Paysandu (há 17 anos). Mas, foi no Goiás que ele teve suas melhores histórias.

Chegou até a ser eleito como o treinador da história do clube, tendo mais de 300 jogos pelo Esmeraldino. Conquistou acessos e rebaixamentos para e da Série A, além de salvar o próprio Goiás do descenso para a Série C em 2017. Teve uma passagem pelo futebol da Arábia Saudita, inclusive pela seleção, antes de voltar ao Brasil e salvar o Verdão.




O seu último trabalho foi no Goiás, saindo do time ainda no início da Série B 2018. Ou seja, estava um ano parado. Lá, Hélio mostrou ideias parecidas com a de Léo Condé. O que mostra uma coisa positiva e outra negativa: 

De positivo é que o estilo de jogo deve se manter, de tentar maior posse, se formando em 4-2-3-1, 4-1-4-1 ou 4-4-2. Com dois pontas, laterais que apoiam, dois volantes - sendo que um sobe mais - e um meia-atacante central (Inclusive Tiago Luís fez essa função na época).
Algumas formas da equipe anterior de Hélio.
De negativo é que os mesmos problemas devem continuar. A equipe de Condé sofreu por não ter volantes equilibrados, que aliem força, passe e marcação. Dificultando  montar uma boa base de jogada. 

Além disso, os centroavantes não foram úteis para fazer gols e os volantes não pisam na área, ou seja, falta finalização. O Papão também sofreu com a falta de intensidade na hora de marcar (por falta de força e desarme, por exemplo). O que foi o maior causador de gols sofridos.

Ou seja, o treinador deve ter até mais dificuldades, por estar conhecendo o elenco agora. Nem todo treinador mais antigo é retrógrado e Hélio pode usar sim de sua experiência para buscar algo novo no Papão. Até porque ele é algo novo. É um treinador que foge do padrão recente de contratações do Paysandu.

Se vai dar certo ou não, não é possível prever, mas é fato que Hélio é a última aposta do Paysandu. Se errar mais uma, a Série B ficará ainda mais longe.




Sobre nós

O Toró Tático é o melhor portal sobre o futebol paraense. Estamos presentes no Youtube, Instagram, Facebook, Twitter e Spotify. Aqui o futebol é levado a sério. Nada de clichês ou oba-oba.

Youtube